Conectate con nosotros
Disponible

SAUDE

Tipo sanguíneo: As doenças mais comuns que você pode ter

Publicado

en

Tipo sanguíneo: As doenças mais comuns que você pode ter 

Em 1930, o Dr. Karl Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel por desenvolver o sistema de grupos sanguíneos ABO, o método de classificar os tipos de sangue. É importante saber qual seu tipo sanguíneo na hora de receber ou doar sangue. Uma incompatibilidade pode causar uma reação do sistema imunológico, o que, por sua vez, pode resultar em complicações como insuficiência renal, coagulação sanguínea e, em casos mais extremos, morte.

Felizmente, as sofisticadas técnicas de testes atuais limitaram esses incidentes. No entanto, pesquisas sugerem que há ligações entre o tipo sanguíneo e várias doenças diferentes. Isso significa que conhecer o tipo do seu sangue também pode te alertar para certos tipos de doenças, como esclerose múltipla ou diabetes.

Assim como a cor dos olhos, o tipo sanguíneo é transmitido geneticamente pelos pais. Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de certos antígenos, que podem desencadear uma resposta imune se forem expostos a substâncias estranhas ao corpo

ABO e os tipos sanguíneos mais comuns –

O sistema de grupo sanguíneo ABO classifica os tipos sanguíneos de acordo com os diferentes tipos de antígenos nos glóbulos vermelhos e anticorpos presentes no plasma. Ao lado do estado do antígeno RhD, eles determinam qual tipo sanguíneo corresponderá a uma transfusão segura.

Grupo A –

A superfície dos glóbulos vermelhos desse tipo de sangue contém antígeno A, e o plasma tem anticorpo anti-B. Anticorpos anti-B atacam células sanguíneas que contêm antígeno B.

Grupo B –

Em pessoas com tipo sanguíneo B, a superfície dos glóbulos vermelhos contém antígeno B, e o plasma tem anticorpo anti-A. Anticorpos anti-A atacam células sanguíneas que contêm antígeno A.

rupo AB –

Os glóbulos vermelhos têm antígenos A e B nesse tipo sanguíneo, mas o plasma não contém anticorpos anti-A nem anti-B. Pessoas com tipo AB podem receber qualquer tipo de sangue ABO.

Grupo O –

Em pessoas com sangue tipo O, o plasma contém anticorpos anti-A e anti-B, mas a superfície dos glóbulos vermelhos não contém nenhum antígeno A ou B. Qualquer tipo sanguíneo ABO pode receber esse tipo de sangue.

Teste para tipo sanguíneo –

Um exame de sangue pode determinar o tipo sanguíneo de um indivíduo. Em um laboratório, o sangue é misturado com três substâncias diferentes para ver como elas reagem. Cada substância conterá anticorpos A ou B, ou fator Rh. Observar essas reações permitirá ao técnico identificar o tipo sanguíneo de uma pessoa.

O fator Rh ou fator Rhesus –

Alguns glóbulos vermelhos têm o fator Rh ou antígeno. Se os glóbulos vermelhos contêm o antígeno Rh, são Rh positivos. Se eles não contêm, então são Rh negativos.

Cardiopatia –

Pesquisas mostram que pessoas com tipo sanguíneo O têm menor risco de doença cardíaca coronariana. Os especialistas ainda não sabem o motivo, mas alguns acreditam que pode ser porque outros tipos sanguíneos tem mais probabilidade de ter colesterol mais alto e maiores quantidades de uma proteína que está ligada à coagulação.

Memória –

Um pequeno estudo mostrou que pessoas com tipo sanguíneo AB são mais propensas a desenvolver problemas de pensamento e memória, o que pode levar à demência.

Expectativa de vida –

As chances de você viver mais são maiores se você tiver sangue tipo O. Especialistas acreditam que isso se deve principalmente a um menor risco de doenças cardíacas e nos vasos sanguíneos.

Câncer de estômago –

Pessoas com tipos sanguíneos A, AB e B estão mais em risco do que as de tipo O, especialmente pessoas com sangue tipo A. Especialistas acham que isso pode ser por causa de H. pylori, uma infecção mais comum no sangue tipo A. Geralmente ela é encontrada no estômago, causando inflamação e úlceras.

Estresse –

O estresse aumenta o nível de cortisol do corpo, também conhecido como hormônio do estresse. Pessoas com sangue tipo A tendem a ter mais cortisol, o que pode tornar mais difícil para elas lidarem com o estresse.

Câncer de pâncreas –

O risco é maior se você tem os tipos A, AB ou B. Moléculas nos glóbulos vermelhos dos tipos A e B ajudam as bactérias H. pylori a crescer em seu intestino. Isso pode te deixar mais propenso a ter câncer no pâncreas.

Úlceras –

Úlceras pépticas são feridas abertas e dolorosas que aparecem no revestimento do seu estômago ou no Trato gastrointestinal superior. Elas parecem ocorrer mais frequentemente com o tipo sanguíneo O.

Fertilidade –

Em um estudo, mulheres com baixo número de óvulos saudáveis eram mais propensas a ter sangue do tipo O do que qualquer outro tipo sanguíneo. No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para entender o motivo.

Doença reumática –

A doença reumática é um grupo de mais de 200 doenças que causam dor nas articulações, tecido conjuntivo, tendões e cartilagem. Um estudo de 2017 na Turquia mostrou que algumas condições eram mais comuns em pessoas com os tipos sanguíneos A e O. 

Coágulos sanguíneos 

Tromboembolismo venoso (TEV) é quando o sangue coagula em uma veia profunda. Pesquisas mostram que pessoas com sangue tipo A, B ou AB têm maior risco de TEV.

Doença inflamatória intestinal –

Existem dois tipos principais de Doença inflamatória intestinal: colite ulcerativa e doença de Crohn. Estudos na Itália e na Coreia do Sul mostraram que aqueles com tipo sanguíneo O tinham menor chance de desenvolver a doença de Crohn

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Tendencias