Notas
Virus Ebola A mais devastadora e generalizada desde a descoberta em 1976
A mais devastadora e generalizada desde a descoberta em 1976 do surto da doença já matou 900 pessoas na África Ocidental, os pesquisadores ainda estão à procura de uma cura.
O vírus Ebola se propaga na África Ocidental, deixando para trás centenas de mortes. Após a identificação do primeiro caso em 2 de Dezembro, na Guiné, cerca de 900 pessoas foram mortas em Serra Leoa, Guiné e Libéria.
Por que se preocupar neste novo surto?
É a mais devastadora e generalizada desde que a doença foi descoberta em 1976, tinha sido apenas quatro surtos na África e sempre limitado a um país. O atual já espalhados por quatro países do continente (Serra Leoa, Libéria, Guiné e Nigéria), já infectou quase duas mil pessoas e custou a vida de cerca de 900.
Por conter os custos?
O próprio chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, admitiu recentemente que o vírus está se movendo mais rápido do que os esforços para contê-la. Em partes da África Ocidental Acredita-se que apenas dizer «Ebola» para afastar a doença. Outros culpam os médicos por espalhar o vírus, por isso não identificar os casos e atender pessoalmente a sua família doente. É quase impossível isolar as vítimas e prevenir a transmissão.
É altamente contagiosa?
Ebola tem uma mortalidade de até 90 por cento e é altamente contagiosa, mas não é transmitido pelo ar, tais como a gripe. Infestação ocorre através do contato direto com fluidos corporais (sangue, suor, vômito). Não há risco de estar ao lado de uma pessoa infectada ou viajar no mesmo avião pessoa, mas se o sangue de uma pessoa com a doença ou vómitos contacto com os olhos, nariz ou boca de uma pessoa saudável, é em si pode ser transmitido. O vírus também pode sobreviver em superfícies de objetos, de modo que a transmissão é possível se tocado sem luvas qualquer objeto contaminado com fluidos.
Quais são os sinais?
Os primeiros sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como febre, fraqueza, dores musculares, dores de cabeça, dor de garganta e erupção cutânea. Estes sinais podem ocorrer entre dois e 10 dias após a exposição. Posteriormente, vômitos, diarréia, função renal e hepática, e às vezes sangramento interno e externo do nariz e da boca aparecer.
Existe uma vacina?
Não há nenhum tratamento eficaz para o vírus, nenhuma preventiva ou curativa. Quando os contratos só podem ser superados combate a desidratação e sangramento. No entanto, existem várias drogas experimentais testados em animais com resultados animadores. Cientistas americanos anunciaram em setembro que vai provar a primeira vacina preventiva em seres humanos. A vacina experimental foi parcialmente trabalhou em macacos.
-
Nacional2 semanas hace
En un balé armonioso, las campanas de Notre-Dame volvieron a repicar en París
-
Nacional2 semanas hace
Gobernaciones fortalecen sus capacidades institucionales en taller de comunicación con apoyo de Mitic Y Unops
-
Notas2 semanas hace
Otorgan licencia de “Marca País” a industria paraguaya productora de alcohol
-
Nacional2 semanas hace
Itaipu insta a respetar la veda pesquera para preservar diferentes especies acuáticas