Notas
Soja ocupa área recorde de plantio em MS
Soja ocupa área recorde de plantio em MS
Mato Grosso do Sul conclui plantio de soja e atinge 2,3 milhões de hectares de área plantada na safra 2014/2015, um aumento de 5% se comparado ao ciclo anterior. Os dados são do relatório divulgado pelo Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta da Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de MS e do Sistema Famasul.
A previsão e de safra recorde no Estado, atingindo produção superior a 6,5 milhões de toneladas do grão. A produtividade média estimada é de 50 sacas por hectare, número superior às safras anteriores quando a lavoura rendeu 47 sacas na mesma área. “Mesmo diante do clima desfavorável nos meses de setembro e outubro, concluímos o plantio com êxito sem prejuízos para a produtividade.
São números em estágio inicial, que podem ser ainda maiores”, ressaltou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.
Quinto maior produtor da oleaginosa no País, Mato Grosso do Sul possui 11 mil propriedades que cultivam soja, distribuídas em 64 municípios do Estado. Lidera o grupo de maiores produtores da oleaginosa no estado o município de Maracaju, com 243 mil hectares de área plantada. Em seguida aparece Ponta Porã, com 175 mil hectares; Sonora, com 160 mil hectares e, na sequência, Dourados e São Gabriel do Oeste, com 146 mil e 111 mil hectares de área plantada, respectivamente.
Conforme a AgRural Commodities Agrícolas, a região Centro-Oeste esteve à frente do plantio nesta safra, sendo que, devido à estiagem, Mato Grosso do Sul se destacou com ritmo do plantio mais acelerado. O Estado comercializou antecipadamente 20% do grão
Fonte: Portal do Conesul
-
Nacional2 semanas hace
Ojeipe’a espinel ha red ysyry Paraguái ha Paranágui oñemoañete hag̃ua véda
-
Notas2 semanas hace
Banqueros de 46 países se congregan en Asunción para compartir experiencias y establecer nuevas alianzas
-
Internacional2 semanas hace
Novo estudo sugere que mundo está mais perto do limite histórico de 1,5ºC de aquecimento
-
Internacional2 semanas hace
X es una red social para el “abuso político”, según un estudio en nueve países