Notas
Produtores do Paraná calculam perdas de 20% no milho segunda safra
Os produtores de milho segunda safra no Paraná já começam a projetar as perdas causadas pela estiagem neste ano. Na avaliação da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado (Aprosoja-PR) a quebra de produção pode chegar a 20%. As chuvas voltaram, mas os agricultores argumentam que as perdas já existem.
PUBLICIDADE.
O presidente da entidade, José Sismeiro, afirma que a volta das chuvas na segunda, dia 25, foi um bom sinal, mas que não é possível reverter os estragos causados pela falta de chuva, que, em algumas regiões, chegou a 40 dias. “O produtor que plantou mais tarde ficou com mais de um mês sem chuva e esse prejuízo já está consolidado. Mesmo com o aumento da área plantada, a produção vai ser afetada”, avalia Sismeiro.
O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) é mais cauteloso na avaliação. Segundo o diretor Francisco Simioni, houve perdas pontuais, mas a produção geral do estado deve superar a safra passada. “Nossa expectativa de produtividade caiu, mas ainda sim será uma grande produção. Temos que ter cautela”, explica.
Para o dirigente do Deral, a previsão de geadas no sul do Paraná é mais preocupante para uma quebra de safra do que os efeitos da estiagem até então. “Com essa notícia [de previsão de geadas, fica outro alerta e motivo de preocupação para o produtor”, comenta José Sismeiro, da Aprosoja-PR.
Nesta quinta, dia 28, o departamento vai divulgar números atualizados da produção no estado. A tendência é de uma redução na produção estimada, que hoje é de 12,5 milhões de toneladas.
FONTE: Canal Rural
-
Notas2 semanas hace
Campaña sojera podría cerrar con récord de más de 10 millones de toneladas, estima Capeco
-
SAUDE2 semanas hace
Yby Yau tasyo oguerekóma tenda prevención cardiovascular-rã
-
Notas2 semanas hace
Cannabis paraguayo conquista Europa: el mercado europeo compra toda la producción de flores
-
Notas2 semanas hace
Relacionamiento comercial entre Paraguay y Emiratos Árabes con significativo repunte en el último año