Notas
Produção artesanal de chapéus é destaque no interior do RS
Extensionistas do Emater/RS-Ascar descobriram uma produção rentável entre os pequenos agricultores de Rondinha, no interior do Estado.
Trata-se da produção artesanal de chapéus de palha feito pelas famílias da região que geram uma renda eetra no orçamento familiar.
Cada chapéu é vendido por preços que variam entre R$ 20 e R$ 25. O casal de agricultores Olímpio e Tereza Romani há muitos anos trabalham com a produção artesanal de chapéus, ofício aprendido com as gerações anteriores.
Nessa época do ano, a procura pelos chapéus aumenta consideravelmente pela proximidade do verão. “A procura é grande, muitas pessoas procuram os chapéus agora que começa o verão”, contou Tereza. Por ser um processo manual e trabalhoso, os agricultores não conseguem atender toda a demanda de pedidos. A família preza pela qualidade da palha, e todo o trançado e costura são feitos à mão, elevando a qualidade do produto.
Para a Emater/RS-Ascar é importante valorizar esse trabalho, tendo em vista o pequeno número de pessoas que desenvolvem esta atividade. “É importante também que os jovens possam conhecer e se interessar pela cultura local, o que inclui o artesanato. Queremos incentivar esse trabalho para que mais famílias invistam no artesanato, como uma forma de passatempo ou até mesmo para a geração de renda. Precisamos resgatar alguns costumes e tradições para que esses belos trabalhos não se percam”, declarou Ana Paula.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
-
Nacional2 semanas hace
Ojeipe’a espinel ha red ysyry Paraguái ha Paranágui oñemoañete hag̃ua véda
-
Internacional2 semanas hace
O erro que deu início à internet
-
Internacional2 semanas hace
Vitória de Trump pode ser gatilho de guerra comercial global?
-
Internacional2 semanas hace
X es una red social para el “abuso político”, según un estudio en nueve países