Notas
PR: Cocamar e produtor testam experimento com milho e crotalária para controle do nematoide
Além de consorciar milho com capim braquiária, a família Zamarian, que cultiva 180 alqueires em Sertaneja, região de Londrina, tem apostado também no consórcio de milho com crotalária espectabilis. O experimento ainda está no começo, sendo realizado em apenas três alqueires, escolhidos justamente pelo alto índice de infestação de nematoide. Há tempos a família vinha percebendo a diferença no desenvolvimento da soja nessa área e a análise de solo comprovou a presença, em grande intensidade, do verme do solo.
ANTAGÔNICO
Robison Alessandro de Queiroz, engenheiro agrônomo da Cocamar que presta assistência na propriedade, explica: “além de fixar nitrogênio no solo, as raízes da crotalária têm efeito antagônico sobre os principais tipos de nematoides existentes na região, como o de galha e o de cisto, favorecendo o seu controle”.
Se os resultados forem positivos, há outros cinco alqueires com menores índices de infestação, que devem receber a crotalária na próxima safra em consórcio com o milho, passando-se a adotar sempre que o problema for identificado.
FONTE: Cocamar
-
Internacional2 semanas hace
X es una red social para el “abuso político”, según un estudio en nueve países
-
Nacional2 semanas hace
Venta de carne porcina a Taiwán aumentó en 162%
-
Nacional2 semanas hace
Paraguay ya exportó más de 1.100.000 kg de tomate a Argentina
-
Nacional2 semanas hace
Peña resalta fortalezas de San Pedro y afirma que el trabajo colaborativo es clave para impulsar su desarrollo