Notas
Marco recebe lançamento de livro sobre os 150 anos depois da Guerra do Paraguai
Acontece hoje (4), no Museu de Arte Contemporânea (Marco), às 19 horas, o lançamento do livro «150 anos após – A Guerra do Paraguai: Entre olhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai – Volume 3» pela editora Life. O evento é organizado pelo Consulado Paraguaio e terá a participação da professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), doutora Ana Paula Squinelo, organizadora da coletânea.
O livro traz textos de estudiosos de diferentes países, com temas e análises que fazem parte desse esforço intelectual, efetuado no contexto histórico de busca de integração entre os quatro países platinos e na perspectiva de superar preconceitos e rivalidades passadas.
Organizadores da coletânea:
Ana Paula Squinelo é sul-mato-grossense. Licenciada em História pela Universidade Católica Dom Bosco, Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestre em História pela mesma instituição. É Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade de Educação em História e Ciências Sociais (UMinho/Portugal) e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora da UFMS, Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (UFMT) e do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Culturais (UFMS).
Ignacio Telesca estudou História na Universidade de Oxford (Inglaterra). Doutorou-se em História pela Universidade Torcuato di Tella (Argentina) e pós-doutorado na Universidade de Colônia, na Alemanha, como bolsista do Alexander von Humboldt Stiftung.
Atualmente, é pesquisador independente do Conicet (Argentina) e professor de História da América Colônia e História do Paraguai na Universidade Nacional de Formosa (Argentina). Sua linha de pesquisa está relacionada à história social do Paraguai nos séculos XVIII e XIX.
-
Alto Parana2 semanas hace
Año 2024 auspicioso: destacan exportaciones de manufacturas industriales
-
Internacional2 semanas hace
Cidades que podem desaparecer até 2030 devido ao aumento do nível do mar
-
Notas2 semanas hace
Ministro anuncia ley para crear un sistema de alerta y registro de niños desaparecidos
-
Notas2 semanas hace
Más del 75% del Presupuesto General 2025 está enfocado en inversiones sociales