Notas
Dólar alto: bom ou ruim para o agronegócio?
Por: Folha de Dourados
Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan.
INMOBILIARIA. CAPITANBADO.
PUBLICIDADE:
Claro, depende da hora e do mercado, exportação ou de mercado interno. Agora, falando da soja, o principal produto da pauta brasileira de exportações: o dólar alto sinaliza coisa atraente para a economia, do ponto de vista da balança de pagamentos e estímulo aos produtores rurais.
Vale considerar e explicar que nosso agro está pleno de riscos, não temos seguro rural e portanto, vivemos o jogo do mercado muito mais expostos do que nossos principais concorrentes. Além dos custos, impostos e péssima infraestrutura de estradas, ferrovias, portos e armazenagem. Logo, oferta, demanda, São Pedro e dólar fazem o show dos altos riscos do produtor brasileiro.
O ritmo dos negócios estava lento, e se a perspectiva para a virada do ano for de um dólar a R$ 3,60, por exemplo, poderíamos voltar a ter cotações para a soja na casa dos 90 reais uma saca de 60 kg no Porto de Paranaguá.
Hoje estão na faixa de 79 a 80 reais, e na semana passada atingia 81 reais, no Porto de Santos. O plantio da soja já atingiu 73% da área no país e no Mato Grosso já ultrapassou 90%, da mesma forma se espera uma segunda safra de milho recorde.
Estamos partindo para uma provável supersafra, neste período 2016/2017, com preços positivos, graças ao provável São Dólar. Milho e soja crescendo para o mercado interno e exportação. Salvação da economia!
ESTEJA CONECTADO.!!
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/.
ALMOR PARAGUAY.
PUBLICIDAD:
-
Nacional2 semanas hace
Ojeipe’a espinel ha red ysyry Paraguái ha Paranágui oñemoañete hag̃ua véda
-
Internacional2 semanas hace
X es una red social para el “abuso político”, según un estudio en nueve países
-
Internacional2 semanas hace
Ministra francesa descartó firma de acuerdo con Mercosur en el G20
-
Nacional2 semanas hace
Peña resalta fortalezas de San Pedro y afirma que el trabajo colaborativo es clave para impulsar su desarrollo