Notas
Campesinos invadem lavouras e espalham medo entre brasiguaios no Paraguai
Campesinos invadem lavouras e espalham medo entre brasiguaios no Paraguai
A situação deixa o País em um verdadeiro cenário de guerra por terra, entre campesinos e brasiguaios.
Uma colônia de produtores rurais – boa parte brasileiros – vive momentos de tensão no Paraguai, a cerca de cem quilômetros de Santa Rita. Ontem pela madrugada a terra onde vivem 150 famílias foi invadida por policiais e campesinos – os sem-terra paraguaios. Fortemente armados, eles construíram rapidamente quase 100 barracos sobre uma plantação de soja.
Poucas informações foram repassadas aos moradores que há dias temiam pela invasão, que segundo os agricultores, tem total apoio do governo paraguaio. “Eles estão destruindo tudo. Infelizmente o governo não está olhando por nós. Estamos revoltados com a situação. Nossa área está plantada, no entanto, invadiram. Somos pequenos produtores e dependemos desta área para viver”, diz uma das agricultoras, Marlene Skura, secretária de uma comissão criada para defender o direito das propriedades rurais.
Assustados, os agricultores acompanhavam a chegada de ônibus com campesinos. Quatro caminhões do governo paraguaio estavam carregados com madeira para a construção de barracos. Com escopetas, os policiais não deixavam os agricultores se aproximar da área.
A Colônia Santa Tereza – invadida pelos sem-terra – recebeu os primeiros agricultores há 22 anos. Os pioneiros adquiriram a terra, no entanto, não encontram qualquer segurança jurídica diante da ação governamental. Além de viaturas, os policiais chegaram em helicópteros na área de 2,8 mil hectares. “Eles estão fortemente armados. O governo não nos dá qualquer justificativa.
A área é produtiva e dependemos dela. O presidente não nos apoia”, lamenta a agricultora. MEDO Mesmo com as escrituras em mãos, o governo paraguaio não admite que as famílias permaneçam na área. Filha de agricultores, Laura Galeano teme pela segurança da família. A revolta pela falta de apoio governamental é grande. “Estamos revoltados, temo pela minha família, que está por lá”, disse a jovem que estava hospitalizada. A mídia paraguaia aponta que os campesinos tiveram ordens do presidente para invadir a Colônia de Santa Tereza. Ángel Varela, do Movimento Camponês Paraguaio , disse eles estão a mando do “presidente Dei lndert , Justo Cárdenas , e o mesmo presidente, Horacio Cartes «. Criada há mais de duas décadas, a comunidade é formada, na maioria, por filhos de paraguaios com brasileiros.
Em protesto a invasão, os moradores de toda a região estão unidos. Ontem estradas rurais foram fechadas com galhos de árvores e pneus. A situação deixa o País em um verdadeiro cenário de guerra por terra, entre campesinos e brasiguaios.
O PARANA.
Fonte: Marechal News
-
Nacional2 semanas hace
Ojeipe’a espinel ha red ysyry Paraguái ha Paranágui oñemoañete hag̃ua véda
-
Internacional2 semanas hace
X es una red social para el “abuso político”, según un estudio en nueve países
-
Nacional2 semanas hace
Peña resalta fortalezas de San Pedro y afirma que el trabajo colaborativo es clave para impulsar su desarrollo
-
Nacional2 semanas hace
Venta de carne porcina a Taiwán aumentó en 162%